segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Factores de Transferência

Factores de transferência são proteínas de baixo peso molecular, são cadeias peptídicas compostas por dezenas de aminoácidos que armazenam toda a experiência do sistema imunológico.

Os Factores de Transferência não transferem anticorpos, nem os criam directamente, a sua função é educar, ensinando as células do sistema imunológico a reconhecer antígenos (ameaças) específicos que lhe podiam passar despercebidos.

É importante acrescentar que os Factores de Transferência não curam nada, apenas actuam para tornar o sistema imunológico "mais inteligente", de modo a que o próprio organismo elimine a doença. Eles são vitais no desenvolvimento das estratégias do sistema imunológico contra alguma ameaça à saúde. Além disso, também são imuno-moduladores, pois forçam apenas as respostas adequadas e específicas a cada situação, suprimindo as respostas descontroladas, causadoras de doenças autoimunes.

Pode-se dizer que os Factores de Transferência "armazenam fotografias químicas" dos micro organismos (vírus, bactérias, fungos e parasitas) com os quais já se defrontaram anteriormente nalgum organismo, e transmitem essas informações às células responsáveis pelo combate às doenças no organismo onde forem introduzidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário